sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Mulheres no futebol: verdade ou mito?

Nos últimos anos, um pouco por todo o mundo, temos visto várias mulheres a participar na imprensa dedicada ao desporto.

Em especial na televisão, do Brasil a Portugal, da CNN à BBC, o feminino entrou, definitivamente, na retina de quem acompanha os programas que dão conta da actualidade desportiva mundial.

No entanto, pelo menos em Portugal e em Macau, terrenos onde me tenho movido, continuamos a ver na imprensa escrita muito pouco do género.

Cresci a ver a Cecília Carmo. Terá sido, sem dúvida, o grande exemplo que tinha para também eu perseguir o sonho de ser jornalista numa área marcadamente masculina.

Na imprensa escrita, poucas (muito poucas), e, não sendo este um texto com dados científicos incontestáveis, lembro-me da Céu Freitas no Record, da Cláudia Martins, que fazia futsal também no Record, e da Filipa Reis no jornal A Bola.

Anos mais tarde (bastantes), chegámos, lá está, à era das apresentadoras de televisão.

Mas será este um engodo? A mim parece-me que sim...
Vejamos pelo exemplo do desporto-rei, o futebol, quantas mulheres escrevem, quantas fazem relatos de jogos ou comentários.

No mundial de clubes no Japão, estavam quatro mulheres a acompanhar o evento. Uma delas, uma cara bonita da televisão do Real Madrid que apenas fazia reportagem de bastidores e entrevistas aos jogadores.

Isto, para concluir, faz-me pensar que o caminho é longo (mais ainda?) e que as mulheres ainda são (ou já são) apenas, umas caras "bonitas" para compor o ramalhete, em especial no pequeno ecrã.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Exige-se demissão da direcção da Associação de Futebol de Macau

Quando achávamos que já tínhamos visto de tudo no futebol de Macau, a gritante incompetência da Associação de Futebol local surpreende-nos!

Um momento que pode vir a ficar marcado como a oportunidade perdida para o futebol local, num ano que se adivinha muito difícil para manter a relativa qualidade que se conseguiu nos últimos 4 a 5 anos.

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) remodelou a Taça AFC, o que permite que mais clubes sejam incluídos na competição, que passou a estar dividida por zonas.

Macau faz parte da zona este da Ásia e teria direito a uma equipa com entrada directa no grupo e outra que disputaria um play-off. Isto porque o ranking de Macau coloca a região como terceira neste grupo da zona este, tendo apenas na sua frente a Coreia do Norte e China Taipei.

(Fonte:Wikipédia)

Assim, calcula-se que o campeão Benfica e o segundo classificado e vencedor da taça Ka I, fossem os participantes de Macau na competição.

O problema é que a Associação não se inscreveu!

(Fonte:Wikipédia)

Como?

Quando o sorteio aconteceu, em Kuala Lumpur, na semana passada, foi com espanto que se constatou que a equipa do Rovers, de Guam, estava directamente apurada para a fase de grupos.
Ora, o Rovers fez parte do grupo da pré-eliminatória disputada em Agosto com Benfica de Macau e o Dordoi do Quirguistão, que se qualificou. A equipa de Guam perdeu os dois jogos, logo, como poderia ter qualificação directa e o Benfica não?
Para além disso, o ranking de Macau é superior ao de Guam e ao da Mongólia, esta a participar no play-off.

(Fonte: AFC)

A explicação teimava em não chegar. 
No dia a seguir ao sorteio contactei os interessados.

Da parte do Benfica de Macau pedia-se explicações à Associação e esta, por sua vez, através do vice-presidente Daniel Sousa, dizia que iria pedir esclarecimentos junto da AFC.

Horas mais tarde, Daniel Sousa vem a admitir que a Associação recebeu um e-mail da AFC mas que não era explícito sobre uma eventual oportunidade para Macau se inscrever na Taça AFC. Isto porque o Benfica já havia participado e perdido na pré-eliminatória para a competição.

Isto é, no mínimo, da mais pura incompetência.

Primeiro porque parece leviana a forma como se lida com as comunicações do organismo que gere o futebol asiático, não se dando a devida atenção ao seu conteúdo.
Depois porque revela o total alheamento da Associação face ao futebol (que, por mero acaso, é a modalidade que devia representar...), desconhecendo da remodelação da competição que permitiria a Macau participar com duas equipas.

Sorteio está feito e não vale a pena agora chorar sobre o leite derramado.

Macau perde a oportunidade de participar na competição regional, o que ajudaria a lançar as bases de uma maior qualidade e competitividade internas, que Macau bem precisa, num ano em que a Liga de Elite parece nivelada por baixo face ao que se assistiu nos últimos anos.

O que aconteceu não é apenas um lapso. É um erro. É negligência grosseira. Incompetência indiscutível. E vem apenas somar aos inúmeros exemplos de total falta de compromisso da Associação de Futebol de Macau para com os clubes e competições.

Não sei o que os clubes pretendem fazer, em especial os que foram directamente afectados, mas isto, no mínimo, deve ter como consequência a demissão da actual direcção da Associação.

Como se costuma dizer, se fosse noutras paragens, "iam rolar cabeças".

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Títulos fogem ao Atletico Nacional


Estádio Nissan: 47 mil pessoas no jogo para o terceiro e quarto lugares do mundial de clubes.

Em campo, dois emblemas sul-americanos, Club America, do México, e Atletico Nacional de Medellin, Colômbia.

Muitos jornalistas colombianos e mexicanos e muitos, muitos adeptos.

O clube colombiano esteve recentemente nas bocas do mundo por ser o adversário da Associação Chapecoense de Futebol na final da copa sul-americana, equipa envolvida na tragédia da queda de uma avião que matou 71 pessoas.

Os ferverosos adeptos não esqueceram a Chapecoense. Muitas bandeiras, emblemas e no estádio o cântico "Vamos, vamos Chape!".

Diria que depois de mais de uma década em que o futebol perdeu muito encanto, por se centrar demasiado nos milhões, foi preciso uma tragédia para o desporto-rei viver uma verdadeira onda de solidariedade mundial.

E este Atletico Nacional de Medellin merece todas as honras: pediu à Conmebol para entregar o título ao clube brasileiro.

Dizia-me um jornalista da TeleMedellin que o clube anda azarado: depois de ficar arredado da final do mundial de clubes (perdeu com o Kashima Antlers), era a terceira taça que desperdiçava, contando com a que "entregou" à Chapecoense e outra na Colômbia.

Ainda assim, nunca esmoreceram e o ambiente que se viveu no Japão é de louvar.
A festa do futebol devia ser sempre assim.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Um japonês brasileiro, um brasileiro no Japão e uma portuguesa


Aqui estou eu no treino dos campeões europeus com o senhor Marco António, sogro do Casemiro, jogador do Real Madrid, e adepto do São Paulo como se pode ver, e o Kan Shirai, brasileiro de origem japonesa que trabalha como tradutor para a emissora japonesa NHK.

Cada um vê o Sergio Ramos que quer...



As experiências da FIFA.

Neste mundial de clubes no Japão, o organismo que gere o futebol mundial decidiu experimentar alterações que podem, ou não, vir a ser implementadas no futuro.

Foi o caso da substituição extra no período de prolongamento e do vídeo-árbitro.

Esta tecnologia foi usada em dois jogos: na meia-final entre Kashima Antlers e o Atletico Nacional, com uma grande penalidade assinalada a favor dos japoneses depois do árbitro recorrer ao vídeo, e num golo de Cristiano Ronaldo, no Real Madrid-Club América, primeiro anulado e depois validado.

É lógico que toda a mudança e evolução gera resistência, mas, no fim de contas, é preciso retirar os prós desta tecnologia.

E eles são, efectivamente, muitos, mas sempre partindo de uma premissa essencial: a isenção da equipa de arbitragem.

Como foi caso recente no futebol português no derby entre Benfica e Sporting, mesmo com as imagens, cada um vê o que quer.

Então é preciso que os árbitros sejam totalmente imparciais, porque mesmo com vídeo é preciso tomar decisões.

Ontem na final do mundial de clubes assistimos a um desses casos em que as decisões podem não ser totalmente desprendidas de outros interesses: Sergio Ramos deveria ter visto o segundo amarelo por entrada à margem das leis.

O jogo estava em aberto, é verdade que não se esperava que o Real Madrid fosse surpreendido pelos japoneses… será por isso que o árbitro Janny Sikazwe bem andou com a mão no bolso, mas o amarelo e consequente vermelho não saíram?

Lá está… cada um vê o que quer. 

O que se precisa é de total isenção!

Kashima surpreende, mas Cristiano resolve

Final do mundial de clubes 2016.
Estreia de um emblema asiático na discussão do título.

O Kashima Antlers, campeão da liga japonesa (pela oitava vez) a marcar presença na final depois da vitória sobre o Atlético Nacional de Medellin.

Estádio cheio. 68 mil pessoas. Maioria japoneses, e a maioria a torcer para a equipa... de branco!

Pois é, apesar de haver um clube nacional na disputa do troféu, os japoneses renderam-se à febre dos merengues e, pelo menos, à partida, as camisolas do campeão europeu dominavam o Nissan Stadium.

Depois, o árbitro apitou para o início da partida e começou o encontro que deve ter ido contra todos os prognósticos.

Primeiros 10 minutos: Real Madrid instalado no meio-campo do Kashima com Luka Modric a comandar as operações.
Aos 8 minutos, Karim Benzema, no sítio certo, a empurrar para o 1-0.

O Kashima não se encolheu. Resposta enérgica com o capitão Ogasawara a rematar por cima da baliza de Keylor Navas.
Grande réplica dos japoneses a criarem outra vez perigo e, do outro lado,  Cristiano Ronaldo tentava aumentar a vantagem. 
Aos 26 minutos, coube a Benzema fazer tremer o adversário. Remate do francês e uma grande defesa do guarda-redes Hitoshi Sogahata.

O ritmo era intenso no primeiro quarto de hora. Depois disso, as equipas assentaram a táctica: mais posse de bola para o Real Madrid que começou a explorar o jogo pelas alas, com Lucas Vasquez  e Marcelo a aparecerem na partida.

Aos 29, falta sobre Modric, livre para Ronaldo bater.
O avançado português remata contra a barreira e na recarga, a bola passa por cima da baliza dos nipónicos.
Sem oportunidades flagrantes, ainda assim, também os japoneses iam chegando ao último reduto madrileno. E foi assim que surgiu o empate.

Raphael Varane perde a bola, deixa fugir Kanazaki (muito rápido), consegue recuperar, mas logo de seguida, o Kashima empata.

Shoma Doi recupera, cruza para a área, a bola acaba nos pés de Shibasaki que remata forte para o 1-1.

Bola ao centro para o juiz da partida mandar tudo para os balneários.


Recomeça o jogo e o Kashima surpreende tudo e todos... Grande golo! O segundo de Shibasaki.

Os japoneses no estádio começavam a render-se à equipa da casa.

Mas, alguns minutos depois, novamente o empate. Grande penalidade a favor do Real Madrid. Aos 58 minutos, Ronaldo para bater… 2-2 para os merengues.

Logo na jogada seguinte, Ronaldo desmarca-se em velocidade pelo lado esquerdo e remata ao lado.

Depois, jogada pelo lado esquerdo, outra vez, Marcelo e Benzema fazem a triangulação, mas o brasileiro remata ao alcance do guarda redes.

Nas bancadas, os adeptos do Atletico Nacional gritam o nome do compatriota James Rodriguez, mas Zinedine Zidane não cede.

Aos 72’, de novo perigo: remate à meia volta de Benzema, defesa apertada do guarda redes do Kashima e na recarga, Ronaldo coloca a bola na baliza mas não contou.

Com 15 minutos a faltar para os 90, o Kashima meteu o autocarro e não saiu do seu meio campo, apenas explorando o contra-ataque.

Os últimos minutos foram impressionantes. O Kashima resistiu à pressão madrilena depois do 2-2 e sentiu que estava na hora de partir para cima do Real Madrid.
Aos 87’, remate de Fabricio e Keylor Navas a fazer a defesa da noite!
Aos 88’, de novo o emblema japonês muito perto do golo. Navas estava batido e Casemiro, sem contemplações, a despachar a bola pela linha final.

O Kashima a encostar o Real Madrid às cordas nos últimos minutos!

90+3', jogo a terminar com uma perdida incrível do Kashima.

A final vai para prolongamento… resultado surpreendente em Yokohama, o Kashima Antlers a dar muito trabalho aos campeões europeus.

Mas quem tem Cristiano Ronaldo, tem tudo.

É verdade que o Real Madrid tem fio de jogo, mas 80% das bolas chegam aos pés do português e de lá não saem mais, e tantas vezes sem alterar o marcador.
Mas quando os golos começam a sair, fica a prova que o madeirense vale ouro. 

Golo aos 98', assistência de Benzema, Ronaldo a rematar cruzado faz o 3-2.
E mais um golo de Cristiano Ronaldo aos 104'. Toni Kroos tenta um desajeitado remate à baliza que pára nos pés do 7, e este dispara sem hipóteses! 

Era o 4-2, resultado final. E o Real Madrid volta a sagrar-se campeão mundial de clubes da FIFA.



domingo, 18 de dezembro de 2016

Festa garantida!







Atlético Nacional de Medellin e Club América do México deram muita cor ao Estádio Nissan, em Yokohama.

Adeptos do clube colombiano eram pelo menos cinco mil.

Do lado dos mexicanos, menos, mas sempre a apoiar!

A festa, essa, estava garantida!

sábado, 17 de dezembro de 2016

Portugal? Onde estás?

Estádio Mitsuzawa.
Cinco horas da noite (sim... já estava bem escuro).
Um frio de rachar...

Depois da vitória da noite anterior frente ao Club América, Zinedine Zidane marcou uma sessão de treino que se pode dizer, foi... demasiado leve.

Nas bancadas, entusiasmo só mesmo das cerca de duas centenas de crianças das escolinhas do clube de Madrid aqui no Japão, ansiosas por ver ao perto os ídolos.

De resto, o frio era tanto que umas quantas voltas a parte do relvado foi o suficiente para os titulares.

Sergio Ramos treinou à parte, Pepe, já se sabe, não vai dar o seu contributo, esteve no relvado, equipado, mas não treinou, e os restantes elementos do plantel fizeram uma peladinha de meia hora.

Para além dos jovens futebolistas e dos jornalistas, estiveram também presentes familiares dos jogadores do Real Madrid, a quem o clube proporcionou a vinda até ao Japão.

O que inclui, naturalmente, Cristiano Ronaldo e Pepe.

Sentados, juntos,  assistiram ao treino.

Por aqui não se ouve muito falar português, menos ainda de Portugal, pelo que, facilmente a conversa aconteceu.

Na verdade, para este mundial de clubes da FIFA, sou a única jornalista de nacionalidade portuguesa acreditada e nem sequer venho de lá, mas sim de Macau. Há ainda um repórter fotográfico que trabalha para a Gestifute. De resto, nada.

Perguntavam-me qual o motivo. Isto porque, é verdade que não há qualquer equipa portuguesa, mas por exemplo, também não há equipas do Brasil e está aqui a Globo, o Esporte Interactivo e um outro órgão de comunicação social do Brasil.

Mas são dois clubes da América Latina e vários brasileiros a actuar no Club América, e, claro, no Real Madrid.

O clube de Madrid também tem portugueses e, por acaso, a maior estrela da companhia é lusa.


Para além do mais, é um evento internacional, da FIFA.

Realmente, é questionável. Há muitos anos não era assim. Havia mais investimento, os jornalistas acompanhavam os eventos. Agora, tudo está a mudar.

E para pior.

Isto porque ser jornalista é, em boa parte, ter o dom de contar estórias. E para contá-las é preciso estar aqui. Não é nas notas de imprensa ou em três minutos de imagens cedidas pelas agências que se percebe o que se passa num grande evento.

É preciso reportar! É preciso falar com as pessoas, ouvir o que têm para contar. É preciso andar por aqui, de olhos abertos e perceber que há tanta coisa para dizer...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A insistência de Cristiano e a irritação de Modric


Segunda meia-final do mundial de clubes.

Frente a frente, o colosso Real Madrid e o Club América do México.

Os campeões europeus trouxeram a nata para o Japão, mas quando chegaram, "quentinhas" as indicações do onze madrileno, Sergio Ramos (o milagreiro desta equipa) e Pepe estavam de fora das opções.

Nacho Fernandez e o gigante Raphael Varane (1,91m) tomaram conta do reduto mais recuado.

Estádio Nissan bem composto em Yokohama, e uma claque mexicana que não parou de entoar cânticos mesmo com o domínio evidente do Real Madrid durante toda a partida.

Cristiano Ronaldo, a estrela entre as estrelas, acabara de vencer mais um Ballon d'Or da prestigiada revista France Football e voltava aos relvados depois de ter ficado de fora no desafio a contar para a liga espanhola frente ao Corunha.

O português, como é habitual, passou grande parte do tempo à procura de marcar, tendo desperdiçado algumas oportunidades, incluindo dois livres directos.

Os mexicanos lá iam dando o ar da sua graça em contra-ataque, mas nada que fizesse tremer o guarda-redes Keylor Navas. Em toda a partida fizeram apenas dois remates que levavam a direcção da baliza do Real.

Silvio Romero, a grande figura da reviravolta frente do Jeonbuk Hyundai, gastou a pilha no jogo com os sul-coreanos e do argentino, pouco se viu. Acabou substituído na segunda parte.

Na frente, mais apagado do que Cristiano e Lucas Vasquez, esteve o francês Karim Benzema, que acabaria por fazer o golo em cima do intervalo, resultado que trazia justiça ao que as equipas produziram na primeira parte.

Segundos 45 minutos e o guião era o mesmo: o Real Madrid a fazer o seu jogo e a tentar aumentar a vantagem.

Nas bancadas, os adeptos do Club America bem tentavam puxar pela equipa, numa altura em que o técnico, o argentino Ricardo La Volpe, já reclamava da arbitragem (sem razão... houve dois cartões amarelos, um para cada lado e o conjunto mexicano até foi mais faltoso: 14 contra 10 do Real Madrid).

O jogo arrefeceu, quem sabe para acompanhar a temperatura de 7º C que se fazia sentir em Yokohama.

A insistência de Cristiano Ronaldo continuava, já com Alvaro Morata e James Rodriguez em campo, e acabou por dar frutos já depois dos 90 minutos.

No entanto, deu também polémica: o golo do português chegou a ser anulado pelo árbitro Eduardo Cardozo, mas com a ajuda do vídeo-árbitro, tecnologia que foi experimentada pela primeira vez pela FIFA neste torneio,  acabou validado.

Era o 2-0 para o Real Madrid que confirmava a presença dos espanhóis na final do mundial de clubes frente aos japoneses do Kashima Antlers.

O sistema que pretende introduzir a ajuda da tecnologia, não tem agradado, em especial aos principais intervenientes.

Na conferência de imprensa após o jogo, Luka Modric confessou que o vídeo-árbitro o "irrita"...






Mundial de Clubes da FIFA - Japão 2016

Nada melhor do que um grande evento para estrear este projecto.

Em Macau há quase cinco anos, e apenas agora plenamente assumida como jornalista ligada ao desporto, decidi fazer a mala e, por iniciativa própria, vir a um grande evento desportivo.

O mundial de clubes da FIFA, antes conhecido como Taça Intercontinental, voltou ao Japão nestes últimos dois anos e mostrou-se como a melhor oportunidade para me sentir perto dos grandes palcos e acontecimentos ligados ao desporto-rei.

A experiência de alguns dias deixa-me com a plena convicção de que ser jornalista é estar onde a notícia acontece e ter a oportunidade de contar as estórias que gravitam à volta dos eventos.

E aqui vai...