domingo, 21 de janeiro de 2018

Clássico a merecer empate no arranque da Liga de Elite



(Foto: Bessa Almeida, Macau Bolinha e Bolão)


A Liga de Elite 2018 começou e na primeira ronda houve logo jogo grande entre Benfica e Ka I.

O tetracampeão, cheio de novidades, entrou em campo com três reforços africanos, depois de dias antes ter apresentado o plantel onde só constavam dois. Todos a pegar de estaca no onze montado pelo também estreante treinador, Bernardo Tavares.

Surpresa na utilização de Amâncio e Chan Man no corredor direito, com este último a ocupar a posição dianteira e chegou mesmo a trocar com Tito à esquerda, mas acabaria por regressar ao lado direito da defesa, no qual é, aliás, o melhor a actuar em Macau.


O Ka I surpreendeu o Benfica aos 16 minutos com um remate de longe de Cheong Kin Chong que apanhou Batista literalmente desprevenido.
Chapéu ao guarda-redes do Benfica que estava adiantado depois da saída de bola, perda no meio-campo, mas mérito também para o jogador do Ka I que decidiu pelo remate.


Nervosismo no banco do Benfica com ordens para Iuri Capelo aquecer (viria a render Amâncio).
Ao contrário, dentro de campo, soube reagir muito bem. Nas últimas épocas viu-se uma equipa que não lidava bem com a desvantagem, mas neste jogo foi o contrário. Melhor período do Benfica que dá a volta ao marcador ainda na primeira parte: um auto-golo de Lao Pak Kin e Tito a fazer o 2-1.


Segunda parte foi do Ka I.
A equipa de Josecler não se resignou ao resultado e procurou fazer o golo.

Com William Gomes na frente e Adans no meio, que rendeu Jânio, o Ka I conseguiu sair a jogar, em especial no último quarto de hora, com muita pressão no último reduto encarnado, com nota mais para a dupla de centrais Vitor Almeida e o Gil Nguema, e para o guardião Batista que salvou os três pontos com um punhado de boas defesas.


Pela prestação das equipas, o empate seria o resultado mais justo. Quanto à arbitragem, deixou a desejar na acção disciplinar, já que houve muitas faltas duras merecedoras de amarelo, mas o árbitro Grant a mostrar apenas um (!) a Lei Ka Him.

Apesar desse aspecto, não parece que alguma das equipas tenha motivos para razões de queixa de maior. Há um lance na área do Benfica sobre William que no estádio não fica a sensação de poder motivar grande penalidade.
Outros lances, apesar ser disputada a bola, foram demasiado duros, de um lado de de outro. O árbitro Grant cedo a perder oportunidade de segurar o jogo no campo disciplinar.


Antes, o Chao Pak Kei cumpriu com o Lai Chi, resultado desnivelado, 12-0, com destaque para o novo goleador da casa, Danilo Lins, que assinou seis, uma lacuna que parece preenchida, já que o conjunto precisava de uma referência no ataque.


Este ano a estreia da Liga de Elite foi no estádio de Macau e com a derrota do Monte Carlo frente ao Hang Sai, equipa promovida à primeira divisão.
Os canarinhos sem estrangeiros são uma das incógnitas este ano quanto ao que vão poder fazer para manter o nome do clube nos lugares de topo da tabela, como tinham habituado.

Nos restantes encontros, o Cheng Fung venceu o Sporting por 1-0 e a Polícia a Alfândega por 4-0.

Sem comentários:

Enviar um comentário