sábado, 7 de janeiro de 2017

Liga de Elite: nada de novo?



A bola está quase a começar a rolar para mais uma época futebolística em Macau.


O principal campeonato, pode dizer-se, tem, este ano, um início conturbado: a inacreditável "bronca" com a inscrição para a Taça AFC, as interrogações quanto à participação do Sporting de Macau ou o surpreendente desinvestimento do Ka I.


Se o caso da AFC parece morto e enterrado, em especial, pelos principais interessados, os clubes, que manifestaram pouco mais do que um silêncio ensurdecedor, o resto, ao que parece ainda mexe.


No último dia para os clubes inscreverem um mínimo de 18 jogadores, como as regras ditam, o Sporting de Macau lá conseguiu reunir um grupo para se apresentar na competição.


Já se sabia há algumas semanas, até porque basta passar pelos habituais campos de treino, que Nuno Capela e Mandinho estavam a assumir o comando técnico de uma eventual equipa.

Do ano passado, Miguel Botelho, César Gibelino e Pedro Lopes continuam. Os primeiros, opções habituais no onze, já o guarda-redes esteve sempre tapado por Hugo Cardoso e Joe. Jogou na Bolinha mas não deixa boas memórias naquele jogo com a Polícia na fase de grupos, já para não falar do capítulo disciplinar.

De resto, muitos jovens para completar o lote e acabou por não se verificar, como ainda chegou a ouvir-se nos bastidores, que alguns estrangeiros poderiam ficar a troco apenas de um blue card (o que levantaria outras questões, iguais às que o próprio clube apontou aos adversários no ano que passou).


O que esperar deste Sporting? É preciso saber, exactamente, qual o grupo, mas, ao que parece, não se espera nada. Aliás, para o bem do futebol local, espera-se que não seja mais um clube de matriz portuguesa a competir para ser goleado pelos "grandes".


Já o Ka I, vinha de uma época em que voltou a vencer a Taça, ficou em segundo na Liga de Elite, com nove pontos de atraso relativamente a um Benfica que não deu margem a ninguém.

Depois a participação na Bolinha, também com Josecler ao comando e os habituais estrangeiros, coqueluches do futebol de Macau, como Diego Patriota, Bruno Figueiredo, Roni, William, mas que não conseguiram mais do que o quarto lugar, depois de falharem a final frente ao Monte Carlo e perderem o lugar no pódio para o Sporting.


Terá sido esta a gota de água?


Não se sabe. A comunicação é inexistente. No campeonato de futsal apresentou-se com Lao Pak Kin como treinador e só com locais de origem chinesa. A ideia ficou aí firmada: o Ka I não encetou conversações com nenhum dos estrangeiros que representaram o clube na época de 2016, não continuou com Josecler e acabou com o alojamento que mantinha para os estrangeiros.

Era a face visível do desinvestimento e uma nova fase para o Ka I.


Chegou a dizer-se que oferecia prémios de jogo para os estrangeiros, mas não terá fechado com nenhum nessas condições. O avançado William Gomes será, à partida, o único que continuará a vestir as cores do Ka I (não está em Macau, continua a recuperar de lesão no Brasil), mas em que condições, é a dúvida que subsiste.


Quanto à Taça AFC, da Associação de Futebol de Macau não se ouviu mais nada. Dos responsáveis dos clubes, o panorama é o mesmo. Perante algo tão grave, um erro tão comprometedor para a capacidade e competência desta direcção e para as oportunidades de qualquer um dos clubes com aspirações de título, é, no mínimo, surpreendente (para não dizer suspeito) que ninguém tenha assumido uma posição publicamente contra a direcção da Associação de Futebol local.


Vicissitudes do futebol de Macau...


A primeira jornada está aí, destaque para aquilo que, dificilmente, se poderá classificar como um derby entre Ka I e Sporting.


1ª jornada

Polícia - Benfica

Sub23 - Monte Carlo

Lai Chi - CPK

Ching Fung - Kei Lun

Ka I - Sporting


A primeira ronda será jogada no Estádio da Universidade de Ciência e Tecnologia, mas a Associação está a acertar a possibilidade dos jogos passarem para o relvado do Estádio da Universidade de Macau, com muito melhores condições, isto, enquanto não se encontra disponível o relvado do Estádio Olímpico.


Os jogos do Lai Chi, CPK e Ka I podem ainda vir a ser adiados para a semana que antecede a segunda jornada, devido à participação de mais do que três jogadores nos jogos universitários no Continente.


O restante calendário, como habitual, não se conhece, nem eventuais interrupções, que devem acontecer já este mês por ocasião dos feriados do Ano Novo Chinês.


Caso para dizer, a Oriente, nada de novo....



Sem comentários:

Enviar um comentário