quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Exige-se demissão da direcção da Associação de Futebol de Macau

Quando achávamos que já tínhamos visto de tudo no futebol de Macau, a gritante incompetência da Associação de Futebol local surpreende-nos!

Um momento que pode vir a ficar marcado como a oportunidade perdida para o futebol local, num ano que se adivinha muito difícil para manter a relativa qualidade que se conseguiu nos últimos 4 a 5 anos.

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) remodelou a Taça AFC, o que permite que mais clubes sejam incluídos na competição, que passou a estar dividida por zonas.

Macau faz parte da zona este da Ásia e teria direito a uma equipa com entrada directa no grupo e outra que disputaria um play-off. Isto porque o ranking de Macau coloca a região como terceira neste grupo da zona este, tendo apenas na sua frente a Coreia do Norte e China Taipei.

(Fonte:Wikipédia)

Assim, calcula-se que o campeão Benfica e o segundo classificado e vencedor da taça Ka I, fossem os participantes de Macau na competição.

O problema é que a Associação não se inscreveu!

(Fonte:Wikipédia)

Como?

Quando o sorteio aconteceu, em Kuala Lumpur, na semana passada, foi com espanto que se constatou que a equipa do Rovers, de Guam, estava directamente apurada para a fase de grupos.
Ora, o Rovers fez parte do grupo da pré-eliminatória disputada em Agosto com Benfica de Macau e o Dordoi do Quirguistão, que se qualificou. A equipa de Guam perdeu os dois jogos, logo, como poderia ter qualificação directa e o Benfica não?
Para além disso, o ranking de Macau é superior ao de Guam e ao da Mongólia, esta a participar no play-off.

(Fonte: AFC)

A explicação teimava em não chegar. 
No dia a seguir ao sorteio contactei os interessados.

Da parte do Benfica de Macau pedia-se explicações à Associação e esta, por sua vez, através do vice-presidente Daniel Sousa, dizia que iria pedir esclarecimentos junto da AFC.

Horas mais tarde, Daniel Sousa vem a admitir que a Associação recebeu um e-mail da AFC mas que não era explícito sobre uma eventual oportunidade para Macau se inscrever na Taça AFC. Isto porque o Benfica já havia participado e perdido na pré-eliminatória para a competição.

Isto é, no mínimo, da mais pura incompetência.

Primeiro porque parece leviana a forma como se lida com as comunicações do organismo que gere o futebol asiático, não se dando a devida atenção ao seu conteúdo.
Depois porque revela o total alheamento da Associação face ao futebol (que, por mero acaso, é a modalidade que devia representar...), desconhecendo da remodelação da competição que permitiria a Macau participar com duas equipas.

Sorteio está feito e não vale a pena agora chorar sobre o leite derramado.

Macau perde a oportunidade de participar na competição regional, o que ajudaria a lançar as bases de uma maior qualidade e competitividade internas, que Macau bem precisa, num ano em que a Liga de Elite parece nivelada por baixo face ao que se assistiu nos últimos anos.

O que aconteceu não é apenas um lapso. É um erro. É negligência grosseira. Incompetência indiscutível. E vem apenas somar aos inúmeros exemplos de total falta de compromisso da Associação de Futebol de Macau para com os clubes e competições.

Não sei o que os clubes pretendem fazer, em especial os que foram directamente afectados, mas isto, no mínimo, deve ter como consequência a demissão da actual direcção da Associação.

Como se costuma dizer, se fosse noutras paragens, "iam rolar cabeças".

1 comentário: